A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social (Art. 29 da L.D.B.1996). Deve ser oferecida para o aluno de 0 a 6 anos e 11 meses. Essa Fase I é organizada em 2 programas: - Programa de Estimulação Essencial: A Escola tem uma turma no programa de Estimulação Essencial programa educacional especializado e preventivo, destina a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, com problemas evolutivos originados por fatores genéticos, orgânicos e ou ambientais. Tem como principal finalidade desenvolver integralmente a criança, de modo a ampliar ao máximo suas perspectivas educacionais, sociais e culturais. Visa ainda, a melhoria da qualidade de vida pessoal, familiar e coletiva, evitando o surgimento de complicações adicionais (no caso de bebês de risco), minimizando o efeito de deficiências ou defasagens já existentes. - Educação Pré-Escolar: A Educação Pré-Escolar destina-se a crianças com idade 4 a 6 anos e visa proporcionar-lhes condições adequadas e favoráveis ao seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Tem a finalidade de complementar as ações da família e é considerada um direito da criança, porém não é obrigatória e, por essa razão há pouca oferta de vagas nas cidades brasileiras. A Educação Pré-Escolar baseia-se preferencialmente no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC/SEF, 1998), é projetado com adaptações inclusivas com ajustes necessários que atendam às peculiaridades de cada criança, com um programa pedagógico complementado com atendimentos de Rede de Apoio à Escolaridade nas áreas de fonoaudiologia, Psicologia, fisioterapia, Terapia Ocupacional, Neurologia, Serviço Social, Educação Física e Arte.